blog
abre-CMK

Como começar a ouvir e conhecer o Jazz

Jazz é um gênero musical que cativa facilmente platéias exigentes. Sua riqueza em modos de expressão, sua competência musical, sua energia viva e criativa; cada aspecto do jazz é um tesouro a ser desfrutado. Entretanto, no Brasil há um estigma que o excluí do grande público. Opor-se a esse preconceito cultural é a primeira providência para tomar posse desse tesouro. Aos que se propõem aventurar-se nessa conquista, seguem algumas dicas:


Sala dos Professores

de Daniel Daibem

Um bom meio para conhecer o gênero é o programa de rádio Sala dos Professores do músico Daniel Daibem na Rádio Eldorado (atualmente rádio Brasil 3000 Eldorado FM – 107,3 mHz). Com vinte minutos de duração, cada programa apresenta de modo didático e descontraído um tema para que o ouvinte preste atenção nas músicas tocadas. Ritmo, estilos, intérpretes; cada aspecto do universo musical é destacado e analisado com a leveza de uma conversa de bar, porém com a competência de um expert. Infelizmente os programas não têm sido mais transmitidos, mas as dezenas de gravações podem ser ouvidas no site da rádio.


A Cara do Jazz

de Paulo Caruso

A mesma Rádio Eldorado traz também o excelente programa A Cara do Jazz, apresentado pelo cartunista Paulo Caruso.

Um programa tão descontraído quanto informativo, e recheado com causos do mundo da música e do desenho. Imperdível.

Também disponível on-line.



Jazz, o Documentário

de Ken Burns


Outro excelente recurso é o belo documentário Jazz feito pelo premiado Ken Burns. Em 10 episódios é descrita a história do Jazz desde seu nascimento na virada do século XIX para o XX, até os anos 60. O fio condutor do enredo são principalmente as vidas e carreiras dos gênios Louis Armstrong e Duke Ellington. Também têm destaque Benny Goodman, Billie Holiday, Charlie Parker, Count Basie, Dave Brubeck, John Coltrane, e Miles Davis. Assim, apresentam-se os estilos Tradicional Jazz, Swing, Bebop, Hard Bop, e Cool Jazz. Contundente com a proposta da série de manter esse foco, as ramificações surgidas os anos 60 e após, como o Free Jazz e o Fusion, são pouco mencionadas.

A série pode ser alugada em São Paulo na 2001 Vídeo, ou pode ser comprada na Livraria Cultura em uma nova edição em três volumes.


 

RADIO_CULTURA_FM_SAO_PAULO

Cultura Jazz

seleção de Vilmar Bittencourt


Bom, não posso deixar de citar também o programa Cultura Jazz da Rádio Cultura FM – 103,3 mHz, com seleção de Vilmar Bittencourt. Diariamente, à meia-noite, duas horas com uma seleção de músicas de boa qualidade. Há muitos anos escuto esse programa que se tornou um “colega” nas madrugadas de trabalho no estúdio. Visite o site para ouvir.


 

logo-do-programa-uol-that-jazz-21082012-1345575925181_296x296

UOL That Jazz

de Rodrigo Barradas

O programa de Jazz da Rádio UOL traz desde 2002 uma seleção semanal de músicas que representam as tendências mais atuais, além de clássicos que já fazem parte da história do gênero. Todo domingo, a partir das 18h, um novo programa está disponível on-line.


E por hora é isso. Escreva nos comentários as suas próprias dicas de como começar a ouvir este apaixonante gênero da música.

Créditos do Post

  • TEXTO
    Joel Lobo
  • FOTOS
    divulgação

Drop a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *